sábado, 24 de junho de 2017

Caso de Dom Vital foi um erro que não deve se repetir jamais, diz Príncipe Imperial

O caso de Dom Vital foi um erro histórico que não deve se repetir jamais, diz Dom Bertrand


Em entrevista a Rádio Catedral FM na noite de ontem, o Príncipe Imperial do Brasil S.A.I.R Dom Bertrand respondeu a várias perguntas polêmicas como o caso do Bispo de Olinda Dom Vital e sobre a maçonaria, de forma eloquente o príncipe lamentou o ocorrido com o prelado e afirmou com convicção o ensinamento do magistério que condena a maçonaria como uma doutrina humanista. (Nota do Editor)


Hoje(23) em nosso programa Hora da Treta, com apresentação minha, do Padre Nivaldo e Alexandre Varela, e que vai ao ar toda sexta às 18h10 pela Rádio Catedral FM 106,7, tivemos como entrevistado um ilustre convidado: Dom Bertrand, o herdeiro da coroa real da família imperial brasileira. 
Entre os muitos assuntos abordados, ele foi interrogado sobre a relação da maçonaria com a casa imperial nos tempos passados e a intensa perseguição produzida à pessoa de Dom Vital, que de maneira inédita na história brasileira inquiriu clérigos e membros da sociedade civil por fazerem parte dos interesses de sociedades secretas maçônicas. 
O bispo de Olinda foi enérgico no trabalho de purificação dos ambientes eclesiais. Contudo, isso lhe custou um alto preço. Toda máquina do Império se moveu contra ele até a sua condenação e o encerramento de sua pessoa ao isolamento e silêncio para o resto da vida. 
Sobre as relações entre Império e Maçonaria, e o caso Dom Vital, assim respondeu Dom Bertrand: “A posição da Família Imperial é a posição de todo católico: a Igreja Católica proíbe, sob pena de excomunhão, a pessoas que participassem dessas seitas secretas.
E no caso de Dom Vital foi um erro histórico que jamais deve se repetir! A princesa Isabel era muito católica […]. 
A nossa posição é exatamente a posição da Santa Igreja Católica, que estava no código de direito canônico de São Pio X, e que está no atual código em uma nota de pé de página, a proibição de participar de todas essas seitas secretas que possui uma agenda laicista que visa um estado sem Deus, ou ao menos indiferentismo diante das várias religiões […]” 
Com esta resposta, os católicos interrogantes acerca da obscuridade do passado da família imperial vêem nisso um grande passo de reparação da memória do grande bispo Dom Vital e uma justa medida para entender a realidade atual da casa imperial afastando possíveis desconfianças que pudessem haver no que tange a idoneidade da fé católica dos herdeiros do Império. 


Via Site do Padre Augusto Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário